Porque alguns desistem no meio do caminho?

11923344_973926449296678_3207181892270049582_o

Porque alguns desistem no meio do caminho?

 

 

Davi; porém Davi ia se fortalecendo, mas os da casa de Saul se iam enfraquecendo.

 

2 Samuel 3: 1  E HOUVE uma longa guerra entre a casa de Saul e a casa de 2  E a Davi nasceram filhos em Hebrom; e foi o seu primogênito Amnom, de Ainoã a jizreelita;

3  E seu segundo, Quileabe, de Abigail, mulher de Nabal, o carmelita; e o terceiro Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur;

4  E o quarto, Adonias, filho de Hagite; e o quinto, Sefatias, filho de Abital;

5  E o sexto, Itreão, de Eglá, também mulher de Davi; estes nasceram a Davi em Hebrom.

6  E, havendo guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi, sucedeu que Abner se fez poderoso na casa de Saul.

 

Os caminhos percorridos por Davi trás um ensinamento que pode nos fazer compreender nossa própria vida diante de Deus.

Deus nos levanta para seu propósito. Gn 2: 15  E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.

Deus levanta o homem e a mulher para formarem famílias

Alguns homens são levantados para serem empresários/empresárias

Outros para serem líderes de nações

Outros para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Efésios 4:11

Alguns saem à frente, onde Deus lhes fala face a face, outros para auxiliarem onde também recebem a direção de Deus embora não tão claro como os que foram levantados para saírem a frente da guerra, da missão, da família etc. ou seja do propósito que Deus tem para aquele que foi levantado.

 

Números 12:6  E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele.

7  Não é assim com o meu servo Moisés que é fiel em toda a minha casa.

8  Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do SENHOR; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?

Precisamos repetir este versículo até gravá-lo em nossa memória. Amém?

“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;”  (Filipenses 1 : 6)

 

Diante desse versículo que lemos e o que já ouvimos, surge então a questão: por que existem pessoas que nunca terminam o que começam?

Porque algumas pessoas e não são poucas desistem de suas missões, de seus ministérios, e pensam até mesmo em desistir de suas famílias?

A resposta é: Porque acreditaram em Deus. Sim; acreditaram que uma vez que Deus falou, nada iria impedi-los de irem à frente. Afinal está escrito que “Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.”  (Isaías 55 : 11)

Acreditaram que se Deus o elegeu para ser, então vai ser.

Mas Deus nos escolhe para ser e Deus nos escolhe para fazer.

Davi foi ungido para ser rei de Israel.

Ele era o rei escolhido por Deus para conduzir o povo na direção de Deus. Essa era a sua missão. Israel não deveria jamais por outro Deus em suas casas. Ele era o homem perfeito para essa missão. Disse Deus:

1 Sm 16:1b Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.

A vontade de Deus é expressa e realizada: Ele diz: Preciso de um homem para ser o cabeça de uma nova família que está surgindo. Então Ele olha pra você.

Preciso de um governante para uma Nação: Então Ele olha pra você

Preciso de um pastor para conduzir um povo: Então ele olha pra você

REFLEXÃO: Um pastor havia consagrado a irmã para ser a líder da sala das crianças. Depois da consagração a irmã vem para o pastor e pergunta: Pastor eu sou a líder da sala das crianças, mas não temos nenhuma sala na igreja. O pastor responde: Irmã; Deus me encarregou de ungir a irmã. Minha missão é ungir a irmã, e isso eu já fiz; vai agora e faz a sala.

Quantas adversidades Davi enfrentou após ser ungido rei?

1 – Enfrentar o descaso de seus irmãos.

2 – Enfrentar gigantes. Sim no plural: (Ursos e leões que já enfrentava) e o que iria torná-lo evidente diante de Israel.

3 – Perseguição daquele que o havia dado o primeiro empurrão a Davi para sua ascensão (SAUL) note que foi um espírito mal que foi o ingresso de entrada para Davi, não foi Saul. Será que algum dia, Davi acreditou que Saul seria sempre seu amigo?

4 – Sua família, alguns de seus filhos

5 – Entre os inimigos. Nas mãos dos filisteus (fingindo de louco)

6 – O pecado que cometera: Este foi seu maior inimigo. Lutar contra a culpa.

Muitos foram os motivos que levariam Davi a desistir dos projetos que Deus havia proposto à ele, mas ele não desistiu. Por quê? Porque ele sabia que para ser, teria que fazer e fazia, ele não desistia no meio do caminho.

Muitos são os levantes contra sua vida e vem de todas as formas possíveis que não cabe aqui espaço para numerá-las, mas olhamos para Davi e perguntamos: Por que Davi não desistiu? Qual a garantia da sua vitória?

Então mais uma vez a resposta vem para nós:

Saber que aquele que começou a boa obra…

Então não desista pois:  aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;”