Inveja: Um sentimento difícil de vencer.

INVEJA

Texto: Inveja do sucesso

1ª Reis 21

Nabote recusa vender a sua vinha a Acabe

1  E SUCEDEU depois destas coisas que, Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria.

2  Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.

3  Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais.

4  Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão.

 

Texto 2 Inveja na família

Genesis 37:10  E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?

11  Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração.

 

Texto 3 Inveja no Ministério

Salmo 106: 16  E invejaram a Moisés no campo, e a Arão, o santo do SENHOR.

 

  • A inveja é um sentimento

“O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos.”  (Provérbios 14 : 30)

 

  • O furor e a ira podem ser combatidas, pois se trata de comportamento mas a inveja é um sentimento que não pode se combatido.

“O furor é cruel e a ira impetuosa, mas quem poderá enfrentar a inveja?”  (Provérbios 27 : 4)

  • O que trás a inveja? trabalho, e toda a destreza

“Também vi eu que todo o trabalho, e toda a destreza em obras, traz ao homem a inveja do seu próximo. Também isto é vaidade e aflição de espírito.”  (Eclesiastes 4 : 4)

  • Jesus foi entregue pelos sacerdotes por inveja.

Mateus 27:17  Portanto, estando eles reunidos, disse-lhes Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado Cristo?

18  Porque sabia que por inveja o haviam entregado.

  • Jesus disse que a inveja contamina o homem.

 

Mateus 7: 20  E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. 21  Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, 22  Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. 23  Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.

 

Conclusão:

A inveja é um sentimento e como tal não pode ser expulso, e dificilmente podemos dizer que pode ser controlado, mas somente Deus pode nos afastar do poder maléfico que este sentimento tem sobra nós.

Efraim e Judá foram abençoados por Deus que os livrou da INVEJA.

Isaias 11: 10-14  E afastar-se-á a inveja de Efraim, e os adversários de Judá serão desarraigados; Efraim não invejará a Judá, e Judá não oprimirá a Efraim.

14  Antes voarão sobre os ombros dos filisteus ao ocidente; juntos despojarão aos do oriente; em Edom e Moabe porão as suas mãos, e os filhos de Amom lhes obedecerão.

  • Eu tomo posse da benção de Efraim e Judá.

 

Quanto mais você cresce, mais inveja atrai.

Quanta mais inveja atrai, mais você precisa crescer.

Só Jesus para nos libertar deste sentimento carnal e nos fazer voar acima da tempestade.