CADF – Casa de Atendimento ao Dependente e Família

 CADF – Casa de atendimento ao Dependente Família.

LOGO CADF 


 QUEM SOMOS?

 

A CASA DE ATENDIMENTO AO DEPENDENTE E FAMÍLIA (CADF) é um Departamento Social agregado à COMUNIDADE EVANGÉLICA CENTRO DE ADORAÇÃO A DEUS (CECAD), CNPJ 09.068.335/0001-16  fundada em 27 de Novembro de 2006. Seu fundador, SIDNEY WAGNER DA SILVA, 59 anos, apesar de ter nascido dentro dos padrões evangélicos, aos 10 anos de idade influenciado pelos meios comuns que até hoje é usado, tais como a mídia, amizades duvidosas e despreparo por parte de seus pais que nunca tinham vivido a experiência de ver entrar em seu lar algo tão nocivo e destruidor quanto as drogas, experimentaram este mal, não só na vida de um, mas na vida de todos seus filhos. Sidney então é um ex-usuário de drogas, que passou 22 anos como dependente químico, mas que há 27 anos conseguiu vencer, contando com o apoio da família e da igreja. Hoje, pastor evangélico, casado, pai de duas filhas e avô de três netos, empenha-se na tarefa de auxiliar não somente o usuário como também sua família. Em sua longa experiência, sabe que tratar a família é vital, pois em geral os familiares se tornam espécies de codependentes das drogas, e de certa forma, parte do problema.

 

 

Proposta:

O que estamos propondo é levar ao cidadão soluções que se materializem através de palestras de prevenção e ações de intervenção (atendimento profissional, quando necessário), difundir o conhecimento que temos sobre o perigo do consumo de drogas e sua dependência, assim como dar o atendimento necessário aos que já fizeram uso (ainda que uma única vez) a aos que se encontram em estado de dependência e buscam apoio. Entendemos que só assim poderão abandonar o vício e voltar à convivência com a sociedade e a família.

 

Qual a importância deste trabalho?

A importância desse trabalho está no fato de que as drogas têm tomado um espaço significativo, principalmente entre os jovens e adolescentes. Diante disso, existe uma urgência na abordagem desse assunto para aqueles que ainda não fizeram uso, como também para os que tiveram algum tipo de contato.

Outro fator que torna esse trabalho importante é levar aos familiares informações que os ajudem a lidar com a situação quando estão diante de um filho que está usando drogas, ou nos casos de descoberta de drogas nos pertences dos filhos, quando os pais se culpam e não sabem o que fazer.

 

Estratégia de Ação:

A forma de ação que desenvolvemos está focada em etapas, sendo:

  1. PALESTRAS ESCOLAS: Palestras sobre Drogas de uma forma clara na linguagem adequada de acordo com o público. Fundamental I; Fundamental II; Ensino Médio e EJA. As palestras podem ser agendadas de três em três meses.
  2. ATENDIMENTO COM A FAMÍLIA: O atendimento em família é feito nas dependências da instituição (CECAD/CADF), ou em visitas feitas nos lares. Atendimento com agendamento
  3. ATENDIMENTO COM PSICÓLOGO: O atendimento é individual e também feito nas dependências da instituição, sempre acompanhado por uma psicóloga especialista em Psicologia Cognitiva Comportamental. Atendimento com agendamento
  4. TRIAGEM SOCIAL: A Assistência Social é o primeiro contato que a pessoa tem com a Instituição, e tem por objetivo ouvir e direcionar a pessoa ao profissional correto, ou quando necessário fazer a articulação com a rede sócioassistencial. Atendimento com agendamento
  5. Os atendimentos em grupo ou familiar são feitos de acordo com a necessidade do paciente, baseados na análise prévia feita pelos profissionais.

 

Os agendamentos podem ser feitos de segunda à sexta em horário comercial, pelo e-mail:

pastorsidney@ministeriocad.com.br – ou via Whatsapp (11) 98083-6991

  

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS – MODALIDADES PREVENTIVAS

Apresentação Artística: Como modalidades preventivas, o (CECAD/CADF) apresenta-se através de dança, teatro, música, com o intuito de levar às crianças, adolescentes e adultos outras opções de entretenimento.

ACOMPANHAMENTO NAS CASAS: O acompanhamento nas casas dos pacientes, com o consentimento do paciente e da família, é feito por uma equipe preparada, com a presença do responsável ou pela assistente social.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: o período de participação nas atividades fica a critério dos participantes, mas lembramos que são modalidades cuja evolução e bom desenvolvimento dependerão da continuidade. Sempre focando a Prevenção do Uso/Abuso de Drogas.

TRIAGEM SOCIAL: O tempo de serviço de assistência social é de 40 minutos por pessoa. Caso haja necessidade, a pessoa poderá voltar ao atendimento.

 

CUSTO:

A EMPRESA PARCEIRA, poderá contribuir com doações que estiverem ao alcance da empresa. Entendemos que esse é um benefício prestado à COMUNIDADE, numa ação conjunta entre EMPRESA e INSTITUIÇÃO. Qualquer valor em dinheiro “quando houver”, será feito sempre através de transferência ou depósito bancário e será recebido na instituição COMUNIDADE EVANGÉLICA CENTRO DE ADORAÇÃO A DEUS (CECAD) como DOAÇÃO VOLUNTÁRIA para fins de apoio e manutenção a eventos cuja finalidade seja a que está proposta neste projeto.